Search results
António Maria Marcelino fez parte da Circunscrição do Sul da Guarda Fiscal em 1904 e prestou serviços na Guarda Cívica de Lourenço Marques em 1911. Em 1914 fez parte das operações contra rebeldes armados nos territórios de Moçambique. 

Reinaldo Rodrigues Porto fez parte do Corpo Expedicionário Português (C.E.P) em 1917. Em 1919, depois de ter regressado ao país, é integrado na Guarda Nacional Republicana (GNR) e em 1922 passa ao Batalhão nº1 (1ª Companhia) da Guarda Fiscal. 

sábado, 02 julho 2016 23:24

António Dias – nas garras da Kultur

Escrito por
Luís Jerónimo tem imenso orgulho na pesquisa que faz sobre o seu avô. Pesquisa que o levou a uma intensa procura sobre tudo o que conseguia encontrar sobre António Dias, militar do CEP, combatente do 9 de Abril de 1918 e prisioneiro dos Alemães. “Nas garras da Kultur” seria o título da obra que depois escreveria, muito difícil de encontrar, e sobejamente procurada pelo seu neto. Recordamos agora António Dias, através das palavras do seu cunhado, e com a clara esperança de que seu neto descubra mais informações e dados que nos ajudem a clarificar a vida deste honrado combatente português da Grande Guerra. 
sábado, 25 junho 2016 17:07

Joaquim de Sousa Pinto - De Angola a França

Escrito por
Joaquim de Sousa Pinto foi destacado para fazer parte das forças em operações na província de Angola (1915) e fez parte do Corpo Expedicionário Português (C.E.P). Mais tarde, depois de ter estado presente em dois teatros de guerra (Angola e França), regressa ao país e integra o Batalhão nº1 da Guarda Fiscal. 
António Alves Lameiro desapareceu em combate e foi prisioneiro de guerra na Alemanha em 1918. No ano seguinte, regressa ao país e passa ao Batalhão nº2 da Guarda Nacional Republicana (G.N.R). Continua a exercer funções dentro da G.N.R até passar à situação de reforma, em 1949. Morre a 22 de Março de 1959. 
segunda, 30 maio 2016 00:25

António Coelho, um militar inconformado

Escrito por
António Coelho fez parte do Corpo Expedicionário Português (C.E.P) e da Companhia de Projectores nº143. Foi punido diversas vezes, até ao término da guerra, por não cumprir as ordens da sua companhia. Mais tarde, depois de ter regressado ao país, integra o Batalhão nº2 da Guarda Fiscal (3ª Companhia). 
António Manuel Palmeiro fez parte do Corpo Expedicionário Português (C.E.P) e da Companhia de Saúde. Baixa ao Hospital em 1918 e, no ano seguinte, regressa ao país e integra o Batalhão nº1 da Guarda Fiscal (4ª e 5ª Companhia). 
domingo, 29 maio 2016 22:43

José Vicente Gomes, prisioneiro de La Lys

Escrito por
José Vicente Gomes fez parte do Corpo Expedicionário Português (C.E.P) e foi feito prisioneiro de guerra na Batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918. No ano seguinte, regressa ao país e integra no Batalhão nº1 da Guarda Fiscal. 
De Eurico Cunha Barbeitos da Silva pouco se sabe. Chegou até nós nos Dias da Memória, trazido por Victor Neto, em meio a um enorme espólio, mas sem memórias. A curiosidade levou-nos a procurar saber mais acerca deste homem que, em pé, se faz acompanhar de outros camaradas convalescentes de guerra em Ambleteuse. E uma legenda que diz que faziam parte do sacrificado e infeliz R.I. 7. Quem era Eurico? Como teria adoecido. Esta é a história de um homem, um gaseado, e um convalescente desconhecido até agora, um soldado da Grande Guerra. 
Pág. 1 de 11