Documentos


quarta, 20 julho 2016 17:50

O Município de Estarreja e as memórias da Grande Guerra

Por ocasião das evocações da Grande Guerra, o município de Estarreja, parceiro do nosso site Portugal 1914 - 1918, razão pela qual nos fornece agora acesso a uma obra essencial para a compreensão da memória e do impacto deste conflito ao nível local. «Do valor e da Saúdade», obra com a chancela da Câmara Municipa de Estarreja, reflecte o discurso proferido por Egas Moniz aquando da inauguração do obelisco de homenagem aos soldados daquele concelho, falecidos na Grande Conflagração de 1914 - 1918. Uma das suas mais valias é ainda conter a listagem de todos os que tombaram ao serviço da Pátria, enviados por Estarreja para os palcos de guerra.

 

sábado, 12 setembro 2015 19:48

Rui Meireles e a participação de Angra do Heroísmo na Grande Guerra

O Instituto Histórico da Ilha Terceira enviou ao Instituto de História Contemporânea e ao nosso Portugal 1914 - 1918 dois importantes trabalhos de Rui Meireles, que agora publicamos no nosso portal. Bastará para tal fazer download dos mesmos e ler no seu computador em versão PDF.

sábado, 12 setembro 2015 18:03

Nuno Pires Fernandes, O Concelho de Vila Velha de Ródão no Período de 1910 a 1920 (Saúde, Demografia, Economia, Educação e Conflitos Políticos-Militares)

Com referências à Primeira Guerra Mundial e aos combatentes locais e sua presença neste mesmo conflito, Nuno Pires Fernandes enviou-nos a sua obra «O Concelho de Vila Velha de Ródão no Período de 1910 a 1920 (Saúde, Demografia, Economia, Educação e Conflitos Políticos-Militares)». Pode agora fazer o seu download aqui, para poder ler no seu computador em formato PDF.
sexta, 03 julho 2015 13:24

Os Paredenses na Grande Guerra por Ivo Rafael Silva (Arquivo de Imprensa 2014-2016)

O site Portugal 1914 reflecte aqui uma série de artigos produzidos por Ivo Rafael Silva, Investigador do Centro de Estudos Interculturais do ISCAP/IPP, os quais foram publicados em dois jornais portugueses, o "O Progresso de Paredes" e "O Paredense". A contribuição de Ivo Rafael Silva para o conhecimento da vida e da passagem de soldados portugueses do concelho de Paredes pela Grande Guerra ainda continua. Razão pela qual actualizaremos a documentação que aqui apresentamos sempre que o autor - ao qual agradecemos a confiança e o espírito de partilha - publicar mais artigos, complementando a sua já vasta e preciosa investigação.
sexta, 08 maio 2015 13:26

Os jornais da Grande Guerra do município de Santa Maria da Feira (Arquivo)

O Município de Santa Maria da Feira divulga e contribui para o nosso projecto de agregação de informação sobre a Grande Guerra em Portugal com informação relativa à imprensa local durante os anos de 1916 a 1919. Um contributo que muito agradecemos e que agora disponibilizamos à consulta.
Pág. 1 de 2

Últimos Artigos