Europeana

“Europeana 1914-1918” é um projecto internacional de digitalização e partilha de conteúdos online, financiado pela União Europeia. O seu principal objectivo é disponibilizar através da web conteúdos relacionados com a I Guerra Mundial, depositados em dez bibliotecas localizadas em oito países europeus. Espera-se que até 2014, quando se assinalar o centenário da eclosão da Grande Guerra, estejam disponíveis 425 000 fontes de que farão parte: livros, jornais, diários, mapas, literatura infantil, posters, panfletos, medalhas, e moedas.

A iniciativa partiu da Universidade de Oxford, através de um apelo lançado à população britânica para que disponibilizasse cartas, fotografias e lembranças de familiares que tivessem estado envolvidos na Grande Guerra, por forma a poder digitalizá-los e disponibilizá-los online. O sucesso da iniciativa levou a Europeana, em estreita colaboração com a Universidade de Oxford, a desenvolver uma iniciativa semelhante na Alemanha.

A participação pode fazer-se de duas formas:

1. Através do website do projecto – adicionando fotografias ou histórias online;
2. Nos roadshows – onde as comunidades locais são convidadas a trazerem documentos pessoais que a equipa do projecto “Europeana 1914-1918” fotografa, identifica e, posteriormente, disponibiliza online.

O arquivo digital ficou disponível em Março de 2011: http://www.europeana1914-1918.eu/en . É um espaço aberto e em permanente construção.

O IHC através de contactos previamente estabelecidos com a Universidade de Oxford, tem acompanhado de perto as iniciativas levadas a cabo no âmbito do projecto “Europeana 1914-1918”. Os primeiros conteúdos fornecidos pelo IHC foram disponibilizados no portal Europeana durante o Verão de 2012. Visite-os na página Europeana - IHC ou visite-nos em http://europeana.eu/portal/search.html?qt=false&rows=24&query=europeana_collectionName%3A2021901*

Comentários

Comentar...

Últimos Artigos