É com imenso pesar que a equipa do Portugal 1914 - 1918 informa do falecimento do seu colaborador e amigo Afonso da Silva Maia, vítima de doença prolongada.

Inauguração 21 de Abril de 2017, às 16h00 na Biblioteca Municipal

Inauguração 21 de Abril de 2017, às 16h00 na Biblioteca Municipal

O destroço do caça-minas Roberto Ivens foi incluído na lista de destroços do programa ADOPT A WRECK da britânica Nautical Archaeology Society, tendo como entidade adoptante o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Da autoria do Coronel Nuno Mira Vaz, o livro «Portugal, os portugueses, as opiniões públicas e a guerra de 1914-18» será lançado no dia 19 de Novembro de 2016 pelas 16 horas no Museu Nacional Grão Vasco em Viseu.

No âmbito da evocação dos 100 anos da Primeira Grande Guerra, o Município da Figueira da Foz em parceria/colaboração com IHC-FCSH/NOVA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) considera essencial realizar no próximo dia 12 de Novembro, às 15h00, no Auditório Municipal, uma reflexão sobre a problemática da Guerra e Propaganda na Primeira Grande Guerra. 

Constância assinala os 100 anos da Parada de Montalvo com um programa de dois dias dedicados ao debate e à informação relativa à presença do Ribatejo na Grande Guerra. 

Exposição do Museu de Angra do Heroísmo recupera a memória do Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira. 
 

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, inaugurou dia 5 de Outubro às 16 horas a Exposição "Sousa Lopes: o traço das trincheiras". Veja aqui as imagens desta inauguração. A exposição está patente até 30 de Outubro. A entrada é livre.

Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2016 decorre em Lisboa e em Vila Franca de Xira o Colóquio "Outros Olhares Sobre a Grande Guerra", uma parceria do IHC com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para as evocações da Grande Guerra em 2016.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Museu Militar de Lisboa, inaugura dia 5 de Outubro às 16 horas a Exposição "Sousa Lopes: o traço das trincheiras".  

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Instituto de História Contemporânea, parceiros no programa de Evocação do IHC dedicado à Grande Guerra em Portugal, realizarão nos dias 16 e 17 de Setembro de 2016 o evento "Dias da Memória", dedicados à memória da Primeira Guerra Mundial e da participação vilafranquese neste confito. O evento de recolha ocorrerá no Museu da Cidade, entre as 10h00 e as 17h00.

Inaugurada no dia 28 de maio, a exposição estará patente ao público até ao dia 2 de outubro de 2016. Núcleo-Sede do Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Entrada Gratuita.

Já se encontra disponivel o programa da Conferência "O Movimento Olímpico e as Guerras", que se realiza no Comité Olímpico de Portugal nos dias 5 e 6 de Julho de 2016. E a Grande Guerra também será contemplada. 

O Correio dos Açores dá a notícia do surgimento em Lisboa da Associação Comandante Carvalho Araújo, que recorda e homenageia a heroica actuação deste mesmo comandante ao largo de São Miguel em 1918. Leia a notícia aqui, no Portugal 1914.

O Seminário "Diplomacia na Grande Guerra: Cem anos da entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial" ocorrerá dia 15 de Abril às 09:00 no Ministério dos Negócios Estrangeiros (Biblioteca da Rainha). 

O Laboratório de História do IHC—FCSH, em parceria com a Biblioteca Escolar Pedro Nunes (Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa), dá início a um novo ciclo de palestras, dedicado a temáticas diversas da história contemporânea portuguesa. A primeira ocorrerá já no dia 10 de Março com Diogo Ferreira, e intitulada «Setubal e a Grande Guerra (1914 - 1918). A entrada é livre.

Seminário Internacional “Entradas na Guerra. A Entrada de Pequenas e Médias Potências na I Guerra Mundial” 30 de março de 2016 com a presença de Annika Mombauer. Programa já disponível.