A Primeira Guerra Mundial deflagrou na sequência dos acontecimentos desencadeados pelo assassínio do herdeiro do trono austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernando, em Sarajevo, a 28 de Junho de 1914. Teve início com a declaração de guerra de Inglaterra e França à Alemanha e ao Império Austro-Húngaro, em Agosto de 1914 e adquiriu rapidamente uma dimensão mundial, global. Envolveu todos os países europeus, com exceção da Espanha, os Países Baixos, a Suíça e a região da Escandinávia.

O programa Portugal 1914-18 visa sensibilizar a população em geral para a importância da memória e da sua preservação. Considera-se que é através do diálogo com o passado, da promoção do debate e da divulgação científica, e tendo presentes as novas práticas e necessidades sócio-culturais, que se busca o novo, numa continuidade histórica ativa e dialogante entre passado, presente e futuro, de forma consciente e empenhada.

A notícia da declaração de Guerra da Inglaterra à Alemanha chegou a Portugal a 4 de Agosto de 1914. No mesmo dia, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros inglês, Eyre Crowe, aconselhou Portugal a abster-se de proclamar a neutralidade, assegurando que em caso de ataque pela Alemanha contra qualquer possessão portuguesa, o Governo de Sua Majestade considerar-se-á ligado pelas estipulações da aliança anglo-portuguesa. (Portugal na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), 1997, p.17).

Dia 7 de Fevereiro, pelas 16h00, a Casa dos Cubos em Tomar recebe a exposição itinerante «Portugal e a Grande Guerra», que esteve patente até 30 de Janeiro na Assembleia da República em Lisboa. E, também em Tomar, nos dias 13 e 14, decorre a inédita iniciativa «Dias da Memória», um Collection Day dedicado à recolha de histórias e memórias da presença portuguesa na Primeira Guerra Mundial. 

A Câmara Municipal da Amadora inaugura dia 5 de Outubro, na Academia Militar da Amadora, uma nova e mais extensa apresentação da exposição Portugal e a Grande Guerra, realizada pela Assembleia da República e que ali se encontrou patente em finais de 2014. Conheça agora a nova exposição, e visite a Academia Militar na Amadora até 11 de Novembro, descobrindo assim a história da participação portuguesa na Grande Guerra.