O Laboratório de História do IHC—FCSH, em parceria com a Biblioteca Escolar Pedro Nunes (Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa), dá início a um novo ciclo de palestras, dedicado a temáticas diversas da história contemporânea portuguesa. A primeira ocorrerá já no dia 10 de Março com Diogo Ferreira, e intitulada «Setubal e a Grande Guerra (1914 - 1918). A entrada é livre.

No âmbito da evocação do centenário da Grande Guerra, a professora Cristina Barcoso Lourenço solicitou aos seus alunos do 9º ano, turma D, que procedessem a uma pesquisa sobre a vida dos soldados nas trincheiras, na frente ocidental, e escrevessem um postal ou carta a um familiar ou amigo. O resultado pode agora ser visto por outros alunos, professoras, pais e por todos os que querem saber um pouco mais acerca da Grande Guerra, bem como a forma como os nossos jovens observam esta época e a apre(e)ndem.  

Na Marinha Grande, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente continua as suas actividades de evocação da Grande Guerra e da participação portuguesa no conflito, fomentando a criação de trabalhos pelos seus alunos. E, desta vez, o resultado final foi um filme, dedicado à memória de Anibal Milhais, conhecido de todos como «O Soldado Milhões».    

A comunicade estudantil portuguesa continua a descobrir a Grande Guerra e a presença portuguesa no conflito. A descoberta faz-se dentro das salas de aula mas também através de palestras, workshops e conferências, como a que foi efectuada no Agrupamento de Escolas de Montenegro (Faro) pelo Sargento-chefe Luciano do Nascimento Viegas Chagas. 
 

Nos dias 16 e 17 de Outubro de 2015, na Academia Militar da Amadora, tiveram lugar mais uns Dias da Memória, um projecto coordenado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), que já ocorreu anteriormente na Assembleia da República e na Casa dos Cubos em Tomar. Este foi mais um evento, portador de espólio até agora desconhecido, trazido até nós por vários familiares e apaixonados pelas temáticas da Grande Guerra em Portugal. 

A Câmara Municipal da Amadora apresenta, na Academia Militar, a Exposição “Portugal e a Grande Guerra”, entre os dias 5 de Outubro e 11 de Novembro. As visitas escolares já se encontram disponíveis para marcação. Consulte a informação, registe a sua escola e participe. 

A Câmara Municipal da Amadora inaugura dia 5 de Outubro, na Academia Militar da Amadora, uma nova e mais extensa apresentação da exposição Portugal e a Grande Guerra, realizada pela Assembleia da República e que ali se encontrou patente em finais de 2014. Conheça agora a nova exposição, e visite a Academia Militar na Amadora até 11 de Novembro, descobrindo assim a história da participação portuguesa na Grande Guerra.   

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente informou-nos recentemente que, no âmbito das Comemorações do centenário da Grande Guerra, iria levar a cabo algumas iniciativas. Entre elas salientar-se-ia a inauguração da exposição «Portugal 1914 - 1918 - Centenário da I Guerra Mundial», de que aqui já demos notícia. Mostramos agora essa mesma exposição e como os alunos contribuiram para a mesma.    

No âmbito da Semana da Educação do concelho da Marinha Grande, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente inaugura dia 9 de Maio a exposição Portugal 1914 - 1918, cedida pelo Museu Militar de Lisboa.  

Vídeo escolar sobre a Primeira Guerra Mundial produzido por 3 alunos, Álvaro, Diogo e Gabriel, do 9ºC do Agrupamento de Escolas de Montenegro, no âmbito da evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial. Ano letivo 2014-2015.