Apresentação

A I Guerra Mundial representou um momento determinante, constituindo uma ruptura profunda no percurso da história contemporânea europeia e mundial, cujos efeitos fracturantes e duradouros envolveram, marcaram e determinaram muito significativamente a História de Portugal. Na véspera da passagem do seu primeiro centenário, em 2014, é oportuno identificar esses impactos, consequências, heranças e legados, não só em Portugal mas um pouco por todo o Mundo. Entre tantos outros aspectos importa recordar que entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres, registando-se quase 40 000 baixas. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos; 6 mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros...

 

O portal Portugal 1914 promovido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL em parceria e com a colaboração de diversas instituições inscreve-se num programa plural e diversificado dedicado à evocação da passagem do centenário da Guerra. Pretende-se criar um espaço de reflexão e partilha destinado a estimular o estudo e à divulgação do conhecimento da história e dos legados da I Guerra Mundial, beneficiando da colaboração de uma grande diversidade de instituições (arquivos, bibliotecas, universidades, museus, escolas, câmaras municipais...), e pessoas da mais variada formação e actividade profissional, envolvendo o público em geral. Este programa visa, justamente, a promoção de uma cidadania activa e empenhada na promoção da defesa, preservação e salvaguarda de um património colectivo.

O projecto Portugal 1914 visa sensibilizar a população em geral para a importância da memória e da sua preservação. É de resto, através do diálogo com o passado, da promoção do debate e da divulgação científica, e tendo presentes as novas práticas e necessidades sócio-culturais, que se busca o novo, numa continuidade histórica activa e dialogante entre passado, presente e futuro, de forma consciente e empenhada.

O estudo da história e do impacto da Grande Guerra em Portugal, envolvendo um projecto colectivo e aberto à participação da população em geral, constituirá com certeza uma contribuição inestimável para a integridade da memória da participação portuguesa no conflito de 1914-1918, parte integrante e indissociável da identidade colectiva nacional.

Maria Fernanda Rollo

Instituto de História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa

FWW Centenary  Led By IWM Red-web       Society

 

Investigação e textos de:

Afonso da Silva Maia
Ana Carina Azevedo
Ana Dâmaso da Silva
Ana Paula Pires
Ana Prata
Ângela Salgueiro
Carlos Alves Lopes
Carlos Silveira
Diogo Ferreira
Eunice Relvas
Fátima Mariano
João Moreira Tavares
José Luís Assis
Margarida Magalhães Ramalho
Margarida Portela
Margarida Schiappa
Maria Fernanda Rollo
Maria Inês Queiroz
Maria Máxima Vaz
Mariana Castro
Martim Arinto
Paulo Costa
Pedro Cerdeira
Rodrigo Martins

 

Comentários (1)

Comentar...

Últimos Artigos