Memórias: registar e partilhar

Tem recordações e memórias da Primeira Guerra Mundial ?

Quer partilhar a história de um familiar ou conhecido que participou na Grande Guerra ?

Quer participar no projeto História e Memórias da I Guerra Mundial em Portugal ?

Que significou a guerra para os soldados que partiram para a linha da frente e para as suas famílias ?

Como se viveu e sofreu a Guerra no nosso País ?

Que impacto teve a guerra para as pessoas que ficaram em Portugal ?

É importante contar as suas histórias e recuperar as suas memórias. O postal ou a carta de um familiar, o diário de um soldado ou os objetos que usou… conte-nos as histórias e partilhe as memórias de quem partiu para a Guerra mas também de quem ficou e sofreu os impactos do maior conflito conhecido até então.

Um dos aspetos mais importantes para o conhecimento mais aprofundado da história e do impacto da Grande Guerra em Portugal decorre da recolha de testemunhos dos familiares dos soldados que participaram no conflito e de todos as pessoas que sofreram direta ou indiretamente os seus efeitos.

Pretende-se através da promoção do estudo e divulgação de conteúdos de natureza diversa, incluindo, diários, cartas, fotografias e mapas, objetos, como medalhas, condecorações, fardas… mas, também, filmes e músicas, chamar a atenção para a importância do conhecimento histórico, essencial à integridade da memória da participação portuguesa no conflito de 1914-1918, parte integrante e indissociável da identidade colectiva nacional. 

Para tanto, precisamos da sua ajuda.

Se tem objetos que contam uma história, fotografias que nos mostram como foi, memórias que queira partilhar, para nos ajudar a conhecer melhor a história da participação de Portugal na I Guerra Mundial escreva para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O seu contacto será recebido por especialistas empenhados em conhecer as suas memórias e os seus materiais e para registar a informação e disponibilizá-la através da internet através do projeto Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918 (ou Facebook).

A par da disponibilização dessas memórias através do projecto Memórias da I Guerra Mundial  contribuirá para o projecto europeu Europeana 1914-1918.

Faça História partilhando a sua  

Conheça as Histórias e as Memórias dos portugueses que viveram a Grande Guerra em Histórias e Memórias

Autenticar

Login to your account

Username
Password *
Remember Me

Últimos Artigos