Instituto de História Contemporânea
- Details
- Category: IHC
- Created on 24 April 2014
- Hits: 1968
OHI | OFICINA DE HISTÓRIA E IMAGEM #2 SESSÃO
Hoje | 16h-18h | FCSH, EDIFÍCIO I&D, PISO 1, SALA 1.06
LINHA VERMELHA: PROCESSOS DE TRABALHO
José Filipe Costa, com comentário de Sofia Sampaio.
O filme Torre Bela (1977) de Thomas Harlan é um locus de renegociação da memória do PREC. Ao revisitá-lo, Linha Vermelha (2011), de José Filipe Costa insere-se neste fluxo de rememoração e de re-significação das imagens que fizeram a história da Torre Bela. Nesta sessão, daremos conta do processo de produção do filme Linha Vermelha, desde a fase de pesquisa até à montagem final : porque foi escolhido um determinado ângulo para tratar o filme de Harlan? Qual a relação entre as imagens do Torre Bela e a produção da memória sobre aquela experiência? De que maneira fazer um filme, seja o Torre Bela ou o Linha Vermelha são formas de “provocar” a história? Como é que estas questões se ligam à crise da representação documental é a ideia da imagem como prova histórica?
A apresentação será feita com base em clips do filme e de materiais inéditos, como fotos de um arquivo de um ex-cooperador e sons captados pelo operador de som de Harlan.
“Os traumas históricos que não estamos prontos a enfrentar continuam a assombrar-nos ainda com mais força. Devemos portanto aceitar este paradoxo: o verdadeiro esquecimento de um acontecimento deve começar pela sua rememoração”. (Slavoj Zizek)
Para saber mais, visite http://oficinahistoriaima.wix.com/historiaeimagem
Agenda
www.ihc.fcsh.unl.pt
A primeira série de encontros organizados pela OHI terá lugar entre Março e Junho, sempre na última quinta-feira do mês. A Oficina de História e Image...
Hoje | 16h-18h | FCSH, EDIFÍCIO I&D, PISO 1, SALA 1.06
LINHA VERMELHA: PROCESSOS DE TRABALHO
José Filipe Costa, com comentário de Sofia Sampaio.
O filme Torre Bela (1977) de Thomas Harlan é um locus de renegociação da memória do PREC. Ao revisitá-lo, Linha Vermelha (2011), de José Filipe Costa insere-se neste fluxo de rememoração e de re-significação das imagens que fizeram a história da Torre Bela. Nesta sessão, daremos conta do processo de produção do filme Linha Vermelha, desde a fase de pesquisa até à montagem final : porque foi escolhido um determinado ângulo para tratar o filme de Harlan? Qual a relação entre as imagens do Torre Bela e a produção da memória sobre aquela experiência? De que maneira fazer um filme, seja o Torre Bela ou o Linha Vermelha são formas de “provocar” a história? Como é que estas questões se ligam à crise da representação documental é a ideia da imagem como prova histórica?
A apresentação será feita com base em clips do filme e de materiais inéditos, como fotos de um arquivo de um ex-cooperador e sons captados pelo operador de som de Harlan.
“Os traumas históricos que não estamos prontos a enfrentar continuam a assombrar-nos ainda com mais força. Devemos portanto aceitar este paradoxo: o verdadeiro esquecimento de um acontecimento deve começar pela sua rememoração”. (Slavoj Zizek)
Para saber mais, visite http://oficinahistoriaima.wix.com/historiaeimagem
Agenda
www.ihc.fcsh.unl.pt
A primeira série de encontros organizados pela OHI terá lugar entre Março e Junho, sempre na última quinta-feira do mês. A Oficina de História e Image...